tag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.comments2011-03-23T23:03:24.517+00:00O Estado das Relações Públicas em PortugalPatrícia Marqueshttp://www.blogger.com/profile/12229478430685900157noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-13894976391166298072011-03-23T23:03:24.517+00:002011-03-23T23:03:24.517+00:00Caro Rui Veloso, grata pelas suas palavras de moti...Caro Rui Veloso, grata pelas suas palavras de motivação. De facto, é um formato inovador que permitirá aproximar a realidade empresarial das necessidades e rotinas diárias dos meios de comunicação, servindo para trocar impressões e partilhar experiências em encontros informais e descontraídos com o líder de opinião convidado. <br />Obrigado pela Força!<br />Cumprimentos amigos.<br />PatríciaPatrícia Marqueshttps://www.blogger.com/profile/12229478430685900157noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-79483591094630023752011-03-23T22:59:13.215+00:002011-03-23T22:59:13.215+00:00Cara Maria, agradeço antes de mais o seu comentári...Cara Maria, agradeço antes de mais o seu comentário. Quanto á questão que me coloca, o público-alvo dos "PR Moments" são directores de comunicação, assessores de imprensa, relações públicas, CEO´s, directores gerais e todos os profissionais que se interessam pela actividade comunicacional, nomeadamente estudantes universitários finalistas ou estagiários de Comunicação. <br />Espero tê-la esclarecido.<br />Cumprimentos amigos!<br />PatríciaPatrícia Marqueshttps://www.blogger.com/profile/12229478430685900157noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-66289333724786848762011-03-22T15:51:35.659+00:002011-03-22T15:51:35.659+00:00Ideia muito interesante! Desejo muito sucesso!Ideia muito interesante! Desejo muito sucesso!Rui Velosohttps://www.blogger.com/profile/17176458833315358068noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-54141311369776884502011-03-22T13:15:05.185+00:002011-03-22T13:15:05.185+00:00Boa tarde,
Só finalista do Curso de Ciências da C...Boa tarde,<br /><br />Só finalista do Curso de Ciências da Comunicação e estou a desenvolver um artigo que tem por base : "As RP em Portugal"<br />Vi o seu bloggue e gostei do conteúdo exposto. <br />Gostava de saber se os tais "RP Moments" a que se refere, são somente para profissionais da área? <br />Cumprimentos,<br />Maria Marvákova<br />email: mariamarvakova@hotmail.comMaria Marvakovanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-48626152711136134742010-09-10T12:56:04.803+01:002010-09-10T12:56:04.803+01:00Cara Patrícia,
Concordo plenamente com este post, ...Cara Patrícia,<br />Concordo plenamente com este post, sou licenciada em RP, e a dada altura durante o Curso comecei a ficar um pouco frustrada com a falta de conhecimento das pessoas e o pouco crédito que davam aos RP, há imensos jornalistas que fazem a nossa função e muita gente que apenas organiza festas ou meras secretárias que são RP.<br />Parabéns pelo seu trabalho!!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05363753598845246436noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-51597850044228640372010-02-05T14:35:01.170+00:002010-02-05T14:35:01.170+00:00Além de ser complicado mensurar a importância da p...Além de ser complicado mensurar a importância da profissão, considero o seu não reconhecimento como um grande impasse para o seu fortalecimento no mercado, não só no Brasil, como em outros países também.Marcela Murad Scaramalhttps://www.blogger.com/profile/04414652707842873289noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-40762436991126869352010-01-27T19:55:59.435+00:002010-01-27T19:55:59.435+00:00Antes de mais, agradeço ao Mac, ao Guilherme e ao ...Antes de mais, agradeço ao Mac, ao Guilherme e ao Uriel os seus construtivos posts e os seus elogios. Espero que este blogue sirva exactamente para debatermos ideias e trocarmos impressões na área das RP e da Comunicação. Quem sabe, surgirão daqui novas metodogias, ferramentas ou mesmo mecãnicas de avaliação de RP?<br />Gostaria apenas de tecer os seguintes comentários:<br /><br />- Mac: já trabalhei com excelentes profissionais de Marketing e devo dizer com competências na área e com elevado know-how. E efectivamente as RP eram sempre contabilizadas na estratégia de Mktg mas o problema é que o budget era praticamente nulo ou mesmo inexistente, o que dificulta bastante o trabalho de um RP, como deve calcular. Esta situação sucede infelizmente em inúmeras empresas em que o budget da Publicidade e do Marketing é sempre bem mais elevado que o das RP;<br /><br />- Uriel: concordo em pleno consigo, de facto, existe uma grande diferença entre notoriedade (temporária) e reputação (permanente) e este é um dos problemas na relação RP/Mktg: os RP são os gestores da reputação e os publicitários os gestores da notoriedade. Relativamente às métricas, irei pronunciar-me mais em detalhe no meu próximo post, para breve. <br /><br />Muito obrigado e espero contar com mais comentários vossos, serão sempre muito bem vindos!Patrícia Marqueshttps://www.blogger.com/profile/12229478430685900157noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-40279700304529247052010-01-27T13:03:32.621+00:002010-01-27T13:03:32.621+00:00Olá Patrícia,
Parabéns pelo blogue e desejo-lhe o...Olá Patrícia, <br />Parabéns pelo blogue e desejo-lhe o maior sucesso nesta verdadeira cruzada. :)<br />O problema dos marketeers na compreensão dos resultados das RP, está exactamente na forma como eles próprios olham para os resultados. A visão de um marketeer sobre os resultados de uma determinada acção RP, independentemente das métricas que forem usadas para a avaliar, é uma visão publicitária, ou seja o que eles pensam é o que eles precisavam de fazer com as suas ferramentas para conseguir o mesmo, e é exactamente aí que começa o problema. Eles não conseguem fazer o mesmo! Eles constroem notoriedade, nós construímos reputação!<br />Existe alguma discussão em torno das métricas a utilizar na avaliação de RP, a meu ver, desde que estejam focalizadas na probabilidade dos públicos serem impactados pela mensagem, são credíveis e compatíveis com a essência desta área, contudo, não são comparáveis com os resultados da eficácia publicitária e é isto que os marketeers têm que perceber.Uriel Oliveirahttp://outofthebox.blogs.sapo.pt/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-7560256505115364352010-01-23T23:54:19.507+00:002010-01-23T23:54:19.507+00:00Concordo plenamente com o post. Acho que precisamo...Concordo plenamente com o post. Acho que precisamos de dignificar bem mais esta profissão.<br />São de louvar as pequenas iniciativas que têm havido, como livros, blogs, agências de comunicação, petição para o dia do RP...<br />Mas ainda assim acho que é pouco.<br />Como estudante desta àrea gostaria de chegar ao mercado de trabalho e já não digo progredir, mas sim ingressar.<br />Vamos ver o que acontece...<br /><br />Parabéns pelo blog<br /><br />Guilherme FigueiredoGuilhermehttps://www.blogger.com/profile/15378161231547423980noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-88861823036293234452010-01-22T12:58:04.996+00:002010-01-22T12:58:04.996+00:00Cara Patrícia,
Parabéns pelo seu trabalho e inicia...Cara Patrícia,<br />Parabéns pelo seu trabalho e iniciativa empreendedora. Estou completamente de acordo consigo.<br />Não posso deixar de fazer um reparo. As lacunas que atribui aos profissionais de marketing, devem-se em grande parte ao facto de as funções de marketing ainda serem desenvolvidas em grande número por profissionais com algumas capacidades, mas sem competências, e com formações nas mais variadas áreas académicas, ou mesmo sem formação académica.<br />Os profissionais de marketing com competências para tal contam nas estratégias, não só com o marketing, mas igualmente com a comunicação. O que em bom rigor inclui politicas estratégicas de RP.<br />Disponha!!!Rolando Santoshttps://www.blogger.com/profile/09278380284625268071noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4690688454515195569.post-29242709004972533562009-12-23T10:40:27.722+00:002009-12-23T10:40:27.722+00:00Um blog muito interessante.Um blog muito interessante.Peterhttps://www.blogger.com/profile/04194643717711414865noreply@blogger.com