Este blog é um espaço em que qualquer pessoa pode postar (leigo ou especialista da área) e reflecte muita da minha experiência profissional como Relações Públicas. Podem comentar os meus posts e os posts dos bloggers, participar nas sondagens, postar fotografias... Enfim, é um espaço para ser utilizado e conduzido por todos. Espero que sirva como ajuda a alunos (os meus principalmente) e a profissionais. Todas as Vossas ideias e opiniões serão muito bem vindas. Para isso, estamos aqui, juntos, para debater e chegar rápido às melhores soluções, conduzindo à dignificação e credibilização desta profissão.
Sinta-se à vontade, vamos blogar?

Vamos reverter a situação actual e transformar a profissão de Relações Públicas numa função dignamente reconhecida e valorizada em Portugal.

Relações Públicas

Ocorreu um erro neste dispositivo

sexta-feira, 18 de março de 2011

PR Moments debatem o Estado da Comunicação e das Relações Públicas em Portugal



Caros Comunicadores,

Já há algum tempo que aqui não escrevia - e gosto verdadeiramente de o fazer, e é com grande vontade e ensejo que me volto a dedicar à escrita neste meu blogue, que se pretende informativo e de debate na área das “Piar”. Mas regresso agora com boas novidades. 

Foi a pensar no “Estado das Relações Públicas em Portugal” e na necessidade de aproximar a realidade empresarial dos meios de comunicação social, das agências noticiosas, das agências de monitorização de media, …, que tive a ideia de implementar, já a partir do próximo mês de Abril, meetings de Comunicadores que passei a designar de PR Moments e que passo já a explicar ou, aliás, a transcrever - o comunicado de imprensa:




Com o objectivo de promover o debate e a discussão da actividade das Relações Públicas e da Comunicação em Portugal, a Forward Public Relations promove, já partir do mês de Abril e numa base mensal regular, ciclos de debate que designa de PR Moments (Public Relations Moments) em que convida reputados nomes da Comunicação, do Jornalismo e das Relações Públicas para debater em encontros informais a actividade da Comunicação, da Assessoria de Imprensa e das Relações Públicas em Portugal.

Os PR Moments têm por objectivo juntar directores de comunicação, assessores de imprensa, relações públicas, CEO´s, directores gerais e todos os profissionais que se interessam pela actividade comunicacional.  

Num formato inovador, os PR Moments têm sempre início nas próprias instalações do orador convidado, proporcionando aos participantes uma visita guiada pelos “bastidores” de alguns órgãos de comunicação social. Por exemplo, podem observar de perto a adrenalina vivida nos estúdios de televisão e de rádio, o movimento nas redacções de jornais ou agências noticiosas, estabelecer contacto com as equipas redactoriais dos vários media, etc.

Após visita guiada pelas instalações, segue-se o almoço “À Conversa Com…” onde os participantes podem trocar impressões e tirar todas as suas dúvidas, num ambiente descontraído e informal, com o líder de opinião de comunicação convidado, seja ele director de um meio de comunicação social, jornalista, editor, apresentador de TV/jornalista, director de RP/comunicação ou responsável de agência de media monitoring.

Para Patrícia Marques é necessário aproximar os profissionais das empresas dos próprios jornalistas e da realidade que se vive nos meios de comunicação social, tentando “relacionar” os dois “mundos” que por vezes parecem tão afastados e dar assim a possibilidade às empresas ou organizações de se aperceberem das necessidades e das rotinas dos media, fomentando a partilha de experiências e a troca de conhecimentos”.



PR Moments de Abril:

- Dia 12 de Abril (12h às 15h) - Visita às instalações da SIC seguido de almoço “À Conversa Com…” Reginaldo Rodrigues de Almeida Almeida  co-autor e apresentador do programa “Falar Global”, emitido na SIC-Notícias (programa de “grande informação”, subordinado à avaliação do impacto da ciência e da tecnologia na vida dos cidadãos);


- Dia 15 de Abril (12h às 15h) - Visita às instalações do Jornal Expresso seguido de almoço “À Conversa Com…” Henrique Monteiro  Administrador não executivo na Impresa Publishing e Director Coordenador Editorial para Novas Plataformas na Impresa Publishing.



Outros PR Moments estão já previstos tais como uma visita guiada ao Museu Nacional de Imprensa, às rotativas de imprensa de um prestigiado meio de comunicação, e outras, sendo que os participantes serão sempre acompanhados do profissional de Comunicação convidado.

Os PR Moments têm lugar das 12h00 às 15h00:

- Visita a instalações (ou formação em sala) das 12h00 às 13h00;

- Almoço a partir das 13h30. Os almoços decorrerão em Restaurantes a seleccionar perto das instalações de trabalho do orador/comunicador convidado.



Para mais informações e/ou inscrições para os PR Moments de Abril aceder a Forward PR  (info disponível brevemente) ou clique aqui para enviar email. 






4 comentários:

Maria Marvakova disse...

Boa tarde,

Só finalista do Curso de Ciências da Comunicação e estou a desenvolver um artigo que tem por base : "As RP em Portugal"
Vi o seu bloggue e gostei do conteúdo exposto.
Gostava de saber se os tais "RP Moments" a que se refere, são somente para profissionais da área?
Cumprimentos,
Maria Marvákova
email: mariamarvakova@hotmail.com

Rui Veloso disse...

Ideia muito interesante! Desejo muito sucesso!

Patrícia Marques disse...

Cara Maria, agradeço antes de mais o seu comentário. Quanto á questão que me coloca, o público-alvo dos "PR Moments" são directores de comunicação, assessores de imprensa, relações públicas, CEO´s, directores gerais e todos os profissionais que se interessam pela actividade comunicacional, nomeadamente estudantes universitários finalistas ou estagiários de Comunicação.
Espero tê-la esclarecido.
Cumprimentos amigos!
Patrícia

Patrícia Marques disse...

Caro Rui Veloso, grata pelas suas palavras de motivação. De facto, é um formato inovador que permitirá aproximar a realidade empresarial das necessidades e rotinas diárias dos meios de comunicação, servindo para trocar impressões e partilhar experiências em encontros informais e descontraídos com o líder de opinião convidado.
Obrigado pela Força!
Cumprimentos amigos.
Patrícia